31.12.00

Sobre a Escola do Ser


Um dos grandes desafios do mundo hoje é fazer a ligação entre a busca espiritual e a vida cotidiana. Para isso devemos buscar refinar o ser humano original que somos (na realidade profunda) e que, muitas vezes, não manifestamos no dia-a-dia.

A Escola do Ser se propõe como um caminho interior contemporâneo, funcionando como uma comunidade de aprendizagem. Estamos buscando criar e estabelecer a consciência do “Self” e a realização dentro da vida prática.
No mundo”, mas não “do mundo”.

Neste trabalho - idealizado e coordenado por Sebastian Elsaesser - praticamos a meditação, cuja base é a contemplação do divino/a e a integração da trindade: cósmico + divino + humano.

Aprendemos práticas contemplativas com simplicidade.
O enfoque inclui muitos níveis de consciência: o cotidiano, o onírico e o da essência. Cada um tem seu lugar para ser atendido e refinado. Neste sentido, muitas disciplinas e territórios da vida são incluídos como: relacionamentos, trabalho, repouso, estudo, família, sonhos, vocação, comunidades.

Uma parte dos ensinamentos da escola é didática e curricular, mas há também espaço para ensinamentos fenomenológicos da graça e do espírito.
Na busca do divino muitas vezes encontramos a nós mesmos.

Cada participante é acompanhado também dentro de uma supervisão de vida, incluindo a prática interior individual e os projetos de crescimento pessoal e profissional.

Atividades de meditação, retiros e seminários:

· Retiros de meditação: ensino e prática da meditação com base na contemplação. São realizados semestralmente, alternando entre o sudeste e o centro-oeste brasileiro;

· Retiro da Páscoa: realizados de forma alternada entre o Brasil e Europa.

· Simpósio internacional sobre cultura e consciência: foca o encontro entre diferentes seres humanos, culturas, religiões e condições políticas. Realizado no nordeste brasileiro, sem periodicidade definida.

· Escola de Verão: realizado anualmente nas montanhas da Áustria, focando meditação com a prática do silêncio. É uma atividade bilíngüe (português e alemão).

Atividades terapêuticas:


· Workshop vivencial intensivo: Psicoterapia fenomenológico-contextual integrando Gestalt, trabalho processual e constelação familiar. Foca na pessoa, nos relacionamentos, nos grupos e nas culturas. São incluídos assuntos como: conflitos, doenças, sofrimentos, perdas, processos criativos e vocações. Podendo incluir também trabalhos com sonhos e práticas contemplativas.

· Projetos de vida e supervisão: Como fruto da contemplação e dos trabalhos de autoconhecimento podem surgir uma clareza e uma conexão profunda com a missão de cada um no mundo. Dessa maneira são trabalhados os projetos de vida individuais e coletivos, supervisionando sua evolução e realização.