15.12.15

IV Simpósio Internacional de Cultura e Consciência
Encontros verdadeiros dentro de um mundo cheio de tensões

São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro - MG
10 de novembro a 17 de novembro


Em um mundo com tensões crescentes ao nosso redor tomamos consciência cada vez mais que somos também parte do problema, mas queremos, temos a saudade de ser parte da solução. Como é possível viver em situações que polarizam o nosso ser de uma maneira fundamental?


Como conseguir lidar com essas tensões de uma maneira criativa, para transforma-las em vez de deixa-las chegar em desânimo e destruição, tanto em escala local como global das relações?

Encontramos em São Gonçalo do Rio das Pedras uma situação social complexa, lá estão comunidades quilombolas, camponesas, mineração, iniciativas sociais, comunidades alternativas, turismo, iniciativas ambientalistas e muitos outros agentes.

O objetivo principal do Simpósio é aprender e praticar o diálogo verdadeiro entre mundos e culturas diferentes. Para este fim será necessário um desarmamento cultural, quer dizer, muitas vezes questionar pressuposições normalmente não-negociáveis, assim como tecnologia, progresso, democracia.

Através de um desarmamento pessoal e cultural nos tornamos vulneráveis e abertos, esta será uma exigência fundamental para um diálogo entre culturas diferentes. Será preciso também a prontidão de enfrentar situações dolorosas e injustiças antes de começar a pisar em novos caminhos.

Custos para atividade: R$ 2500 
(Podendo ser dividido)

O valor inclui o trabalho fenomenológico, hospedagem e alimentação
O trabalho está previsto para iniciar no dia às 15h do dia 10/11 e terminar às 15h do dia 17/11

Interessados fazer contato (e obter mais informações):
Graciela Madalena

(37) 99942-0066 (vivo)
email:  grupo.sebastian@gmail.com